Original Docs

Ao longo da sua ainda jovem, mas consistente existência, o Dockanema trouxe até à capital moçambicana cerca de 400 títulos internacionais. De dezenas de nações chegaram até às telas deste festival obras de variados realizadores – muitos deles artistas feitos, outros ainda em início de carreira. Nesta edição, o compromisso do festival com a realidade internacional mantém-se, apresentando uma selecção de aproximadamente 15 filmes na secção Original Docs (filmes com legendas em Inglês).

Sugestões Dockanema

L´Identité Nationale | A Identidade Nacional

Valérie Osouf, França, 2012, 82’, VO Francês / legendas Inglês

Estrangeiro e Delinquente: serão estes dois termos sinónimos?L´Identité Nationale é um filme construído em torno de palavras raramente ouvidas: a de ex-prisioneiros estrangeiros que foram condenados à deportação após serem presos. Uma reflexão sobre os fundamentos da actual identidade francesa.

Graduada em História, a francesa Valérie Osouf é jornalista e realizadora de cinema documental e de ficção. Dirigiu vários documentários, destacando-se com o filme “Camarões: autópsia de uma independência”, que lhe valeu o Prémio Público, no Festival de Cinema Internacional de História, de Pessac.