Começa já no próximo dia 9 de Setembro a 6º edição do Dockanema com cerca de 80 filmes e diversas actividades culturais paralelas.
Tendo iniciado em 2006, o Dockanema é hoje considerado um dos mais importantes acontecimentos do calendário cultural nacional. Desde a sua criação, o festival soube gradualmente impôr uma reputação de organização profissional e de qualidade artística, cada vez mais reconhecida na região, em África e internacionalmente.
Este ano, o programa divide-se em oito secções, nomeadamente a Janela Aberta, onde será apresentada uma selecção de títulos de qualidade, de origens e temáticas diversas, em versão legendada em português, o Original Docs, que contará com títulos de grande qualidade temática e/ou artística, com legendas em inglês ou francês e o Sal da Terra, com títulos moçambicanos e/ou rodados em Moçambique. Também terá a secção Foco Espanha, que passará por uma selecção de títulos da actualidade, integrados no Documenta Madrid 2011, alguns rodados em África, que oferecem um panorama do documentário em Espanha e do seu interesse pelas temáticas relacionadas com o desenvolvimento económico e social, e a secção Desporto, que consiste numa selecção internacional de documentários sobre o fenómeno do desporto, aproveitando a proximidade temporal dos Jogos Panafricanos em Maputo.
Todos os anos o Dockanema procura resgatar elementos da cinematografia moçambicana e devolvê-los ao público. Este ano, na secção Memória, será apresentada uma retrospectiva do cineasta chileno Rodrigo Gonçalves, que, tendo vivido em Moçambique nos anos 80, realizou vários filmes, que constituem um espelho do país na época.
Na secção Homenagem, celebramos o documentarista italiano Vittorio de Seta.
E por fim, na secção 25 Frames haverá espaço para a Video Arte que, todos os anos, suscita a adesão de um público de jovens artistas locais .

Contando com a vossa colaboração na divulgação deste evento, que capta uma audiência nacional e internacional cada vez maior, este ano teremos a presença de mais de 20 realizadores e produtores que se disponibilizam a dar entrevistas aos meios de comunicação social. Quaisquer marcações de encontros deverão ser marcadas através de um contacto prévio comigo para melhor agilizarmos as entrevistas e todos terem as condições que precisam para fazer um bom trabalho.
Deixo os meus contactos na assinatura.


Marta Curto
Media Relations Dockanema

Skype:marta.curto1
Mail: m.curto@dockanema.org
Mail: curto.marta@gmail.com
Telefone:             82 984 21 19