NO ÂMBITO DO DOCKANEMA, SESSÃO ESPECIAL DE PROJECÇÃO DE “MY NEIGHBOR, MY KILLER” (“MEU VIZINHO, MEU ASSASSINO”) DE ANNE AGHION, DIA 17 SETEMBRO (SEXTA FEIRA) ÀS 17H30, NO AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL FRANCO-MOÇAMBICANO, SEGUIDA DE UMA MASTERCLASS COM A REALIZADORA.

My Neighbor, My Kiler

Anne Aghion, EUA/França, 2009, 80′

Poderia perdoar a quem massacrou a sua família? Em 1994, centenas de milhares de Hutus Ruandeses foram incitados a eliminar a minoria Tutsi do país. Da capital super povoada à aldeia mais pequena, “patrulhas” locais massacraram amigos de uma vida inteira e familiares, muitas vezes com catanas e armas improvisadas. Anunciados em 2001, o Governo instalou os Tribunais Gacaca – tribunais ao ar livre com cidadãos como juízes incumbidos de julgar seus vizinhos e ajudar a reconstruir a nação. Como parte dessa experiência de reconciliação, assassinos confessos são libertados das cadeias e enviados para casa, enquanto sobreviventes traumatizados são solicitados a perdoa-los e a viver lado a lado.

Filmado durante quase uma década numa pequena aldeia, a cineasta premiada Anne Aghion revela-nos o impacto dos tribunais Gacaca nos sobreviventes e perpetradores. Através do seu medo e cólera, acusações e defesas, verdades incompletas, tristezas inconsoláveis e esperança de vida renovada, ela capta a viagem emocional da coexistência.

ANNE AGHION

Biografia

Como realizadora, Anne Aghion tem sido atraída para lugares como o Ruanda rural, os campos de gelo da Antárctica, e as favelas de Managua. Ela foi aclamada pela crítica, tanto como realizadora possuidora da uma visão única e poética, como documentarista que transmite um forte sentido das pessoas e dos lugares com que toma contacto. O seu trabalho valeu lhe vários prémios, destacando-se o Prémio Fellini da UNESCO, uma bolsa Guggenheim, um Emmy Award e o Human Rights Watch International Film Festival’s Nestor Almendros Award for courage in Filmmaking.

 Filmografia

(2009) My Neighbor, My Killer
(2009) The Notebooks of Memory
(2008) Ice People
(2004) In Rwanda We Say… The Family That Does Not Speak Dies
(2002) Gacaca, Living Together Again in Rwanda?
(1996) Se le movió el piso: un retrato de Managua