À semelhança do ano passado, no âmbito do DOCKANEMA a Fundação PLMJ, em parceria com a AVÍDEOARTE – Associação de Vídeo-arte de Moçambique, promove o evento 25 Frames por Segundo – Vídeos da Colecção da Fundação PLMJ e de Artistas Moçambicanos, que inaugura amanhã, dia 14 de Setembro às 20h, no Centro Cultural Brasil Moçambique em Maputo, onde estará patente até 19 de Setembro. 

 O programa deste ano compõe-se de uma selecção de obras de artistas portugueses e moçambicanos emergentes, de entres os quais se destacam Pedro Barateiro e Rita Sobral Campos ou David Aguacheiro, Idélio Vilankulos e Mário Macilau, a par de uma obra da jovem cineasta portuguesa Raquel Schefer. Complementa esta programação um conjunto de documentários acerca de artistas contemporâneos internacionais pertencentes à Colecção de Autores da VÍDEOBRASIL. Reunindo perspectivas locais e globais e cruzando o imaginário e o real, esta mostra traça uma significativa panorâmica das recentes tendências da arte produzida em vídeo.

  

O Programa do evento inclui ainda um Workshop de Videoarte, nos dias 16 e 17 de Setembro, dirigido a jovens artistas e estudantes de artes visuais.  A primeira sessão que terá lugar no Centro Cultural Brasil Moçambique será ministrada pela cineasta Susana de Sousa Dias e pretende explorar o domínio da videoarte através das obras produzidas pelos artistas moçambicanos e de obras significativas da colecção da Fundação PLMJ. Esta primeira sessão necessita inscrição antecipada. A segunda sessão será uma mesa redonda/discussão sobre videoarte e terá lugar no Auditório da Universidade Eduardo Mondlane. Como moderadores da mesa redonda temos confirmados Jorge Dias, Gemuce, Maimuna Adamo e Aladino Jasse, para além de alguns dos artistas moçambicanos que integram o programa do 25 Frames por segundo. A sessão será iniciada com a projecção de uma selecção de vídeos da Colecção da Fundação PLMJ e de artistas moçambicanos. Esta segunda sessão será aberta ao público em geral e não demanda inscrição.

 

WORKSHOP  DE  VIDEOARTE

 16 setembro, 10h às 13h

Centro Cultural Brasil Moçambique

 Susana de Sousa Dias explora alguns dos vídeos produzidos em Moçambique, lançando a discussão sobre formatos e conteúdos deste novo tipo de linguagem, actualmente uma das mais significativas expressões de arte contemporânea.

 Inscrições necessárias através de Rita Neves 827881852  ou rdnv@plmj.pt

  

17 setembro, 10h às 12h30

Auditório da Universidade Eduardo Mondlane

 Aladino Jassé (Moçambique)

Gemuce (Moçambique)

Jorge Dias (Moçambique)

 Maimuna Adam (Moçambique)

 Susana de Sousa Dias (Portugal)

 Juntam-se para uma mesa redonda que discute “Videoarte – o que é” e a produção nacional.