Desde os primórdios do cinema que os documentários têm sido influenciados pelo fascínio das cidades, abordando, segundo diferentes pontos de vista, uma grande variedade dos aspectos da vida urbana.

A cidade não se prende apenas com a materialidade dos seus bairros, das suas ruas ou da sua arquitectura, estabelece-se como um espaço de construção de práticas sociais, significados e representações. Tem a ver com o uso e apropriação do espaço urbano, como um campo fértil para o desenvolvimento de relações de organização política, económica e social, que dão origem a subculturas demarcadas no seu espaço público. 

Dentro do conjunto de movimentos que animam o espaço, surgem manifestações artísticas e musicais que se constroem sobre o ritmo do quotidiano citadino, ecos reflexivos da pulsação própria da cidade.

Este produto que resulta da relação do homem com o espaço urbano, da energia criativa que o meio liberta e que serve de inspiração a quem nele habita, é a qualidade que atravessa os documentários que o DOCKANEMA propõe para esta secção.

Ritmos Urbanos constitui uma selecção de filmes, cujos enunciados partem da ambição dos documentaristas em registar o processo pelo qual se produzem obras ou criações artísticas de formas diversas, como resultado das dinâmicas particulares da esfera citadina.

TÍTULO REALIZADOR PAÍS ANO
Filhos de João, a história dos novos bairros Henrique Dantas Brasil 2007
Grandma’s not home Tiny África do Sul 2008
Kinshasa Symphony Martin Baer/Claus Wischmann Alemanha 2010
Kontinuasom Oscar Martinez Cabo Verde/Espanha 2009
Maputo Dancing Dump Marco Pasquini Itália/Portugal 2010
Maputo Slam Vídeo Ella Raidel Áustria/Moçambique 2010
Os 5 elementos Madjer Moçambique 2009
O gigante de papelão Barbara Tavares Brasil 2010
O lendário “Tio Liceu” e os Ngola Ritmos Jorge António Angola/Portugal’ 2010